A Federação Brasileira de Administradores Hospitalares , foi fundada em 26 de fevereiro de 1971, com o nome de Colégio Brasileiro de Administradores Hospitalares.
A iniciativa coube ao Pe. Niversindo Antônio Cherubin que iniciava as práticas para a fixação de um currículo mínimo para a formação superior do administrador hospitalar através de cursos regulares de graduação.
Para dar respaldo a esta iniciativa, o Pe. Niversindo Antônio Cherubin, então Presidente da Associação dos Hospitais do Estado de São Paulo e Secretário Executivo da Federação Brasileira de Hospitais, reuniu as entidades mais representativas da área hospitalar e propôs a criação da entidade acima, cujos estatutos redigiu e foram aprovados. As instituições convidadas e que subscreveram a criação da nova entidade, foram: Associação dos Hospitais do Estado de São Paulo, Sociedade Beneficente São Camilo e Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Pesquisas Hospitalares.
Mais de 200 profissionais prestigiaram o evento que contou com personalidades expressivas da área, além de diversas autoridades de órgãos públicos e instituições privadas.
Logo após sua criação e utilizando a Federação Brasileira de Administradores Hospitalares como bandeira, o Pe. Niversindo Antônio Cherubin iniciou a árdua e longa tarefa de obter do Conselho Federal de Educação e do Ministério da Educação e Cultura, a fixação de um currículo mínimo para a criação das faculdades de administração hospitalar. O trabalho em apreço foi apresentado em nome do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e de Pesquisas Hospitalares - IPH, fundado pelo arquiteto Dr. Jarbas Bella Karman e que tinha como Presidente o Dr. Cícero Aurélio Sinisgalli. O currículo mínimo foi aprovado pelo parecer n.º 18 de 12 de Julho de 1973. No dia 06 de Dezembro de 1973, o Presidente da República, pelo Decreto n.º 73.264, autorizava o funcionamento, para o IPH, da primeira Faculdade de Administração Hospitalar da América do Sul.
Além dos trabalhos frente a regulação da atividade profissional e educação do administrador hospitalar, a Federação apoiou e participou de diversos congressos nacionais e internacionais de hospitais.
Nos primeiros cinco anos de existência, a Federação criou o Código de Ética do Administrador Hospitalar Profissional e publicou o 1.º cadastro Brasileiro de Administradores Hospitalares, além de implantar nas atividades e entidades de saúde do Brasil, o modelo ideal da administração hospitalar.
Em 1975 a Federação Brasileira de Administradores Hospitalares realizou o I Congresso Brasileiro de Administradores Hospitalares, no anfiteatro do Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo, com a presença de 141 profissionais. Após este, organizou a cada ano um Congresso de Administração Hospitalar em âmbito Nacional até 2001 quando comemorou a realização do seu 25.º Congresso, com absoluto sucesso.
A Federação Brasileira de Administradores Hospitalares, preocupada em fomentar a manutenção e recuperação da saúde das pessoas, procura criar um ambiente administrativo dos mais saudáveis dentro dos hospitais com a interação mais intensa possível entre seus numerosos e diversificados profissionais.
Avenida São Gabriel, 201 – Conjunto 1001
Jardim Paulista - São Paulo - SP - CEP: 01435-001
Tel.: 11 95587-8123