Federação Brasileira de Administradores Hospitalares

Publicações Legais

AtualizaÇÃo de cadastro

Mantenha o seu cadastro atualizado – É muito importante.

Atualizar

Currículo dos Candidatos

Diretoria


Presidente

Pós-Doutorado e Doutorado em Administração, Doutorado em Administração, Mestrado em Administração Hospitalar, Especialização em Administração Hospitalar. Conselheira do Conselho Federal de Administração jurisdição São Paulo - CRA/SP, Sócia-Diretora da TCL Consultoria e Assessoria S/C Ltda.

Coordenadora o Grupo de Excelência de Instituições de Ensino Superior - CRA/SP, Membro do Grupo de Excelência de Administração em Saúde- CRA/SP, Diretora do SINDAESP - Sindicato das Empresas de Administração do Estado de São Paulo, Diretora da Associação dos Administradores do Estado de São Paulo, Membro do Conselho Fiscal da FBAH - Federação Brasileira de Administradores Hospitalares.

Teresinha
Covas Lisboa

Vice-Presidente

Bacharel em Administração Hospitalar pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Pesquisas Hospitalares - IPH, com MBA Gestão Empresarial e Liderança - Universidade de Santo Amaro e Mestre em Liderança, Pesquisa em Liderança, e Hospitais Filantrópicos pela Universidade de Santo Amaro.

Atuou como Conselheiro, diretor/tesoureiro Vice-presidente de relações externas do CRA/SP; Conselheiro Fiscal e Diretor da Associação Brasileira de Administração - ADM; Conselheiro Fiscal e Diretor do Sindicato das Empresas de Administração no Estado de São Paulo - SINDAESP.

Na ABEAS - Associação Brasileira de Entidades de Assistência Social atuou como Vice-presidente e Diretor; na Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de São Paulo, como Vice Coordenador da Grande São Paulo; atuou, ainda, como Diretor da Mãos Juntas Associação Brasileira de Voluntários Sociais.

Atual Vice-Presidente da FBAH - Federação Brasileira de Administradores Hospitalares e já ocupou os cargos de Presidente e Presidente do Conselho Nacional de Gestão em Saúde; atualmente, é Vice-Presidente da Federação Latinoamericana de Administradores de la Salud.

Paulo Camara

1º Tesoureiro

Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração e Ciência Econômica Santana, com MBA em Administração e Mestrado em Administração e Liderança pela UNISA - Universidade Santo Amaro.

Executivo com experiência acumulada na formação e administração de empresa na área de distribuição de fios de sutura e correlatos. Atuou como Presidente Coordenando e comandando a Diretoria Executiva da Pró-Saúde - Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar nas atividades assistenciais e representando a Entidade junto a instituições governamentais e provadas.

Atua como Sócio-Diretor da Empresa Distribuidora de Materiais Médicos Cirúrgicos. Atualmente é membro do Conselho Fiscal da FBAH - Federação Brasileira de Administradores Hospitalares.

Paulo Mergulhão

2º  Tesoureiro

Administrador de Empresas, com Especialização em Administração Hospitalar e sistemas de saúde por intermédio de convenio com Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP e Fundação Getúlio Vargas - FGV.

Atualmente responsável pela área Comercial do Hospital SAHA e Membro do Conselho Fiscal da FBAH - Federação Brasileira de Administradores Hospitalares, colaborando em seus eventos nas Comissões Científicas.

Renato Donizeti
de Oliveira

1º Secretário

Executivo com 26 anos de experiência na gestão de redes de serviços de saúde em nível nacional (Hospital, UPA, SAMU, etc.) em instituições públicas, com regime de parceria público-privado, instituições filantrópicas e privadas, incluindo a área de ensino.

Membro da FBAH – Federação Brasileira de Administradores Hospitalares desde 1995; foi Presidente da Seção Minas Gerais; realizou e presidiu vários congressos na área, tendo atuado como palestrante internacional.  Administrador Hospitalar, com forte atuação no modelo de gestão por meio de organizações sociais de saúde, atualmente é diretor no InSaúde - Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão em Saúde e sócio da Diretriz Saúde.

Ronaldo Pasquarelli

2º Secretário

Graduada em Administração de Empresas pelo Mackenzie, MBA em Direção de Empresas pela FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado. Atuou nas áreas comercial e de marketing de empresa multinacional voltada para o mercado automotivo.

Há 13 anos titular da SINCRON, indústria 100% nacional, fabricante de Sistemas de Chamada de Enfermagem, ganhou, no ano de 2011, o Prêmio Mulher de Negócios do Sebrae.  Atualmente é 1ª Tesoureira da FBAH - Federação Brasileira de Administradores Hospitalares.

Liliana Chiodo Cherfen



Conselho Fiscal


1º Membro Titular

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, com Especialização em Políticas Governamentais - Escola Superior de Governo do Estado de São Paulo - FUNDAP; Gestão Financeira Pública - Escola Fazendária do Estado de São Paulo - FAZES; Banking pela Fundação Getúlio Vargas - EAESP e MBA em Gestão de Sistemas de Saúde - FGV/EAESP.

Executivo com larga experiência na Coordenação de Projetos envolvendo Planejamento, Orçamento e Gestão de Sistemas de Saúde e Administração Hospitalar, tendo atuado na Gestão Orçamentária do Estado de São Paulo e na Gestão de Saúde do Estado de São Paulo no Planejamento, Orçamento e Gestão do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP. Associado da FBAH - Federação Brasileira de Administradores Hospitalares, colaborando em seus eventos nas Comissões Científicas.

Adilson Bretherick

2º Membro Titular

Graduado em Administração pela FAE, com Pós-graduação em Organização e Planejamento pela FAE Business School; Pós-graduação como Diretor de Hospital pela Escola de Estudos Superiores em Saúde Pública na França e Mestrado inconcluso em Administração pela FAE Business School e UFSC.

Executivo com experiência de 42 anos em Gestão da Saúde, tendo atuado como Coordenador de Planejamento em Saúde do Ministério da Saúde; Diretor Geral do Hospital Geral do atual Hospital do Trabalhador no Paraná e Diretor Geral da Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais/PR.

É Vice-Presidente da Regional Paraná da FBAH - Federação Brasileira de Administradores Hospitalares;  Coordenador da Câmara de Gestão da Saúde do Conselho Regional de Administração - CRA/PR; Coordenador da Comissão de Saúde da Câmara de Comércio França-Brasil do Paraná e Santa Catarina; Membro do Comitê Nacional da Certificação Profissional em Administração do Sistema - CFA/CRAs e Sócio da Iwersen & Cia. Ltda. - Representações e Planejamento.

Marcelo Iwersen

3º Membro Titular

Graduado em Administração pela FAE, com Pós-graduação em Organização e Planejamento pela FAE Business School; Pós-graduação como Diretor de Hospital pela Escola de Estudos Superiores em Saúde Pública na França e Mestrado inconcluso em Administração pela FAE Business School e UFSC.

Executivo com experiência de 42 anos em Gestão da Saúde, tendo atuado como Coordenador de Planejamento em Saúde do Ministério da Saúde; Diretor Geral do Hospital Geral do Hospital do Trabalhador (PR) e Diretor Geral da Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais/PR.

É Vice-Presidente da Regional Paraná da FBAH - Federação Brasileira de Administradores Hospitalares;  Coordenador da Câmara de Gestão da Saúde do Conselho Regional de Administração - CRA/PR; Coordenador da Comissão de Saúde da Câmara de Comércio França-Brasil do Paraná e Santa Catarina; Membro do Comitê Nacional da Certificação Profissional em Administração do Sistema - CFA/CRAs e Sócio da Iwersen & Cia. Ltda. - Representações e Planejamento.

Carlos José Massarenti

1º Membro Suplente

Graduado em Administração Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo, com Pós-graduação "Lato-Sensu" em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas pela UFLA - Universidade Federal de Lavras/MG; Pós-graduação "Lato-Sensu" em Acreditação: Qualidade no Serviço de Saúde, pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/MG, 2013 e Doutorando em Saúde Pública com Menção em Sistemas de Saúde, pela UCES - Universidade de Ciências Empresariais e Sociais, Buenos Aires/Argentina.

Diretor Geral do Hospital Dr. Roberto Arnizaut Silvares, hospital público da Secretaria de Estado da Saúde do Estado do Espírito Santo; Professor da Faculdade de Medicina da UNESC - Centro Universitário do Espírito Santo. Associado da FBAH – Federação Brasileira de Administradores Hospitalares, colaborando em seus eventos nas Comissões Científicas.

Allan Jacqueson Barbosa Lobo

2º Membro Suplente

Graduado em Administração pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Sorocaba; Contabilidade pela Organização Sorocabana de Ensino; Administração de Marketing, pela ADVB/São Paulo; Administração Hospitalar pela Faculdade Ciências da Saúde São Camilo; Administração de Recursos Humanos pelo IRH - Instituto Recursos Humanos da Fundação Getúlio Vargas/RJ e MBA em Logística, pela UNP/RN.

Vasto conhecimento dos sistemas de saúde pública e privada de diversos países, pela realização de visitas técnicas e congressos. Associado da FBAH - Federação Brasileira de Administradores Hospitalares, colaborando em seus eventos nas Comissões Científicas.

Executivo com 36 anos de experiência na área hospitalar, é Presidente do InSaúde - Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão em Saúde. Atua na administração e controle de todas as atividades hospitalares, por Plano Estatístico; Negociação e Gerenciamento de Contratos; Desenvolvimento e aplicação de estudos de viabilidade econômica; Planejamento de fluxo financeiro e operações de captação e aplicação de recursos e definição de políticas de gestão de compras e estoques.

Walter Souza Pinto

3º Membro Suplente

Administrador Hospitalar com Mestrado pela Universidade Mackenzie/SP e MBA pela FIA/USP, Conselheiro Certificado pelo IBGC e Diretor Executivo da UHG - Hospital e Maternidade Metropolitano.

Gestor com 35 anos de experiência na área da saúde; experiência na implantação de vários hospitais e operadoras de saúde; Gestor de Orçamentos, com foco em redução de custos operacionais e investimentos de longo prazo;

Atuou como Diretor da ABRANGE, da ANAHP, da ABDEH, da AHESC, da ABAH, da FBAH e de outras entidades de classe da área da saúde e como Professor de Pós Graduação do Centro Universitário São Camilo, do IPEP, da Federação Brasileira de Hospitais, da Universidade do Contestado do Estado de Santa Catarina.

José Cléber do Nascimento Costa



FBAH - Federação Brasileira de Administradores Hospitalares

Avenida São Gabriel, 201 – Conjunto 1001
Jardim Paulista - São Paulo - SP - CEP: 01435-001
Tel.: 11 95587-8123

® 2024 - FBAH - Federação Brasileira de Administradores Hospitalares.
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Deep Ocean Design Studio