Federação Brasileira de Administradores Hospitalares

Publicado em 16/03/21

NOTÍCIAS

Gestores de saúde e administradores hospitalares que atuam em hospitais e em linha de frente entrarão na lista de prioridade da vacinação contra a Covid-19

Pleito da FBAH, realizado em 2 de fevereiro, foi acatado pelo Ministério da Saúde

Em 2 de fevereiro de 2021, a Federação Brasileira de Administradores Hospitalares (FBAH) enviou ofício ao Ministério da Saúde (0019004073), endereçado ao ministro Eduardo Pazuello, com o objetivo de pleitear a inclusão do gestor e administrador hospitalar como profissional da área da saúde e, dessa forma, a sua inserção no grupo prioritário de vacinação para a Covid-19, com prioridade para aqueles que estão atuando em hospitais e em linha de frente. A inclusão do “gestor de saúde” e “administrador hospitalar” na categoria “profissional da saúde”, inclusive, tem sido uma demanda antiga da FBAH.

Em atendimento ao pleito, em 25 de fevereiro de 2021, o Ministério da Saúde, por meio da sua Secretaria de Vigilância em Saúde, através do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis, publicou a Nota Técnica n° 115/2021-DEIDT/SVS/MS, passando a considerar os gestores e administradores hospitalares que estejam atuando em hospitais e em linha de frente contra a Covid-19 como grupo prioritário para a imunização. E cita: “Sendo assim, à medida em que os laboratórios disponibilizarem novos lotes de vacina, novas grades de distribuição e cronogramas de vacinação dos grupos prioritários serão orientados pelo Programa Nacional de Imunização, conforme previsto no PNO contra a Covid-19 e disponibilizados em Notas Informativas (NI) aos Estados e Municípios. As orientações e grades de distribuição podem ser acompanhados pelo link: https://www.gov.br/saude/pt-br/Coronavirus/vacinas/plano-nacional-de-operacionalizacao-da-vacina-contra-a-covid-19.

A nota é assinada por Laurício Monteiro Cruz, Diretor Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis, e corroborada pelo Secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correio de Medeiros, em ofício endereçado à FBAH, em nome de seu presidente, Marcio Gonçalves Moreira, em 5 de março de 2021.

Para Marcio Gonçalves Moreira, presidente da FBAH, a notícia vem num momento importante da pandemia, em que o número de casos e óbitos aumenta e no qual os gestores e administradores que atuam, ao lado da assistência, nos hospitais de linha de frente, também arriscam suas vidas. “Nesse primeiro momento, terão prioridade os profissionais que atuarem em hospitais de linha de frente. Desejamos que mais vacinas cheguem, em maior quantidade, para que toda a população brasileira possa se ver livre da pandemia”, ressalta.

A FBAH recomenda que os gestores e administradores atuantes em hospitais e em linha de frente contra a Covid-19 procurem os locais de vacinação de suas cidades, munidos de documento que comprove sua atuação profissional, juntamente com cópia da Nota Técnica, disponível no link https://bit.ly/3qTurZ0 

 

FBAH - Federação Brasileira de Administradores Hospitalares

Avenida São Gabriel, 201 – Conjunto 1001
Jardim Paulista - São Paulo - SP - CEP: 01435-001
Tel.: 11 95587-8123

® 2024 - FBAH - Federação Brasileira de Administradores Hospitalares.
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Deep Ocean Design Studio